15 de jun. de 2012

VITÓRIA DOS ESTUDANTES ! CÂMARA DOS DEPUTADOS ACABA DE APROVAR O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE !!!

Vitória dos estudantes brasileiros !  A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o PNE - Plano Nacional de Educação !

Foram vários anos de muita mobilização por parte dos estudantes e professores de todo o país!  A UNE, UBES, CNTE, ANDES, FASUBRA, SINASEFE e tantas outras entidades lutaram e ainda lutam por uma educação de qualidade, profissionalizante e democratica, a exemplo do 50% do Fundo do Pré-sal para a educação, cultura e meio ambiente, mas luta continua, queremos os 10% do PIB - Produto Interno Bruto para a educação, hoje menos de 5% é investido, isso é um absurdo!  Queremos mais!  Educação é investimento e não gasto.

Por isso, a ANE-RN, o CPC-RN e o CPC DA ANE-RN estão nessa luta ao lado das entidades sérias do nosso país, como as citadas acima.  A luta apenas está começando.

A sociedade sabe de que é só através das lutas de classes que as conquistas chegam, aparecem!

Nossa Força Está na Organização !

Todos á Luta !

Eduardo Vasconcelos
Presidente do CPC-RN  e CPC DA ANE-RN
Assessor da ANE-RN
Fonte:Blog da ANE

Escola Presidente Roosevelt promove Feira das Civilizações

Começa nesta sexta-feira (15) a Feira das Civilizações da Escola Estadual Presidente Roosevelt, de Parnamirim. Será o fechamento de um projeto em que alunos de 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio tiveram de pesquisar, conhecer e divulgar o que aprenderam sobre quatro civilizações: Roma, Grécia, Israel e Brasil.

As apresentações culturais das turmas envolvidas na abertura estão programadas para acontecer a partir das 8h, com o tema “cantando forte sobre as nações”. Já a feira propriamente dita irá ocorrer durante a próxima semana, entre os dias 18 e 22 de junho. Será apresentada uma nação por dia, entre 8h e 11h.

De acordo com a programação, a civilização de Israel será apresentada na segunda-feira (18), do Brasil, na terça-feira (19), da Grécia, na quarta-feira (20), e Roma, na quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), o encerramento se dará com palestra elaborada pelo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para a professora de História e coordenadora do projeto, Telma Padilha Lima, trabalhos como esse facilitam a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as nações. “Até porque eles não vão apenas conhecer, mas explicar para os visitantes como se fossem autoridades no assunto, aspectos culturais, geográficos, sociais e religiosos dessas nações.”, disse a professora.

Após o evento, os alunos irão elaborar um trabalho para a disciplina de História, sintetizando o que foi apresentado e o que aprenderam sobre o tema.

Edital do Enem 2013 será liberado ainda este mês; Vem aí mudanças!

'É preciso aprimorar o processo'  As principais mudanças que devem ser feitas no Enem são quanto à correção da redação


'É preciso aprimorar o processo'
O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, afirmou nesta quarta-feira que fechará amanhã o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As regras devem ser divulgadas ainda neste mês.
Durante discurso no 5º Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o presidente do órgão responsável pelo exame afirmou que sua equipe trabalhou "fortemente na questão da redação e do banco de itens".
As principais mudanças que devem ser feitas no Enem são quanto à correção da redação. Até o ano passado, as redações eram corrigidas por dois corretores e, quando havia diferença de mais de 300 pontos, o texto era encaminhado a um supervisor que dá a nota final do candidato. Em 2011 cresceram os processos judiciais de candidatos que questionaram suas notas finais. Neste ano a diferença entre as notas pode cair e o número de corretores deve aumentar.
Costa afirmou que é preciso aprimorar o processo e reduzir qualquer inquietação quanto à segurança do Enem. Ele chamou os diversos problemas das edições anteriores de "fatos isolados" e disse que não tiveram a ver com gestão.
PROVA BRASIL
O presidente do Inep disse à platéia composta por secretários e dirigentes municipais de educação que os dados da Prova Brasil de 2011 estado em fase final de computação e devem ser divulgados entre o final de junho e começo de julho deste ano.
Atendendo a uma reivindicação da Undime, os resultados da prova que é a base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão divulgados primeiro para os secretários, para que eles não sejam surpreendidos pela imprensa.
Costa falou também sobre a prova nacional para ingresso na carreira docente. O exame será pré-testado em agosto deste ano com 15 mil professores (12 mil professores da rede pública e 3 mil estudantes). O Inep trabalha na elaboração de itens para a prova, que serão validados neste teste.
O exame deverá acontecer no segundo semestre de 2013 e irá auxiliar as redes na escolha dos docentes.

Estudantes do Sudeste são maioria no Enem 2012; inscrições terminam hoje

Os estudantes da Região Sudeste são os campeões de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Até o início da noite de ontem (14), São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro eram os estados com o maior número de participantes inscritos, concentrando 36% do total. O prazo termina hoje (15) às 23h59 (horário de Brasília). Os interessados devem acessar o site do Enem.
O último balanço divulgado pelo Ministério da Educação contabilizava 5 milhões de inscrições. No fim da fila, os estados com o menor número de estudantes inscritos eram Roraima (13 mil), o Amapá (20 mil) e o Tocantins (32 mil). A confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos.
No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde 2009, a prova ganhou maior importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Inscrições para subsequente, EJA e especialização terminam domingo (17)

Inscrições para subsequente, EJA e especialização terminam domingo (17)
Terminam este domingo, 17 de junho, as inscrições para cursos técnicos subsequentes, integrados na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para Especializações. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet através do link ingresso.ifrn.edu.br.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 20, deverá der paga até dia 18 de junho nas agências bancárias através de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerado ao final do ato de inscrição.
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição terminou dia cinco deste mês. Até a quinta-feira (14), a Pró-reitoria de Ensino vai divulgar neste site a lista dos candidatos isentos do pagamento. Os que não conseguirem a isenção deverão pagar a taxa até o dia 18 para que a inscrição seja validada.


Técnico Subsequente
Estão sendo ofertadas 1444 vagas de cursos técnicos na forma subsequente
Edital 14/2012 (e sua retificação) oferece vagas para vários câmpus do IFRN, tanto de forma presencial quanto à distância. As provas vão ser feitas dia oito de julho, das 14h às 18h.
Edital 19/2012 diz respeito às vagas de técnico subsequente para o câmpus Nova Cruz. As provas acontecem também dia oito de julho, das 14h às 18h.
.
 Técnico Integrado EJA
Edital 15/2012 oferece 116 vagas para aqueles que possuem mais de 18 anos e ainda não fizeram o ensino médio. Os interessados podem se inscrever para os câmpus Currais Novos, Mossoró ou Natal-Zona Norte. As provas vão ser aplicadas dia oito de julho, das 9h às 12h.
 Especialização
Edital 18/2012 oferta 156 vagas para cursos de pós-graduação latu sensu presenciais e à distância. Os candidatos podem se inscrever para especialização em Gestão Ambiental (presencial) ou para Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e para Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Abordagem Transdisciplinar (à distância). A seleção será feita mediante análise de currículo e histórico acadêmico.
O resultado final da seleção para os cursos de Especialização vai ser divulgado dia 1º de agosto, neste site. Já para os técnicos subsequentes e integrado EJA, dia 14 de agosto. Os que vão fazer prova poderão imprimir o cartão de inscrição, que diz o local da avaliação, a partir do dia 27 de junho, através do mesmo link onde será feita a inscrição.
Confira: