14 de mai. de 2012

IFRN é Bicampeão na Mais Bela Voz Estudantil

E o IFRN Santa Cruz ganha mais uma edição Mais Bela Voz Estudantil. A instituição escolar foi a campeão do concurso musical de 2011, e agora também 2012.
A jovem Vanessa foi a vencedora do Concurso, que teve o Ítalo do João Ferreira de Souza em segundo lugar e o jovem Felipe, da Escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro, na terceira colocação.
A classificação ficou assim:
Vanessa (IFRN) – 102,5 pts
Ítalo (E. E. João Ferreira de Souza) – 99,5 pts
Felipe (E. E. Fco. de Assis Dias Ribeiro) – 95,0 pts
O Concurso tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e a ASSOMUSC.
Mais um ano que o evento contou com a formação de uma banda específica para o concurso musical.

Fonte:Blog do Wallace

AGENDA DA SEMANA DO CPC-RN, CPC DA ANE-RN E ANE-RN


Essa semana a agenda das entidades CPC-RN, CPC DA ANE-RN estão lotadas de eventos, reuniões, entre outras atividades.
Segunda-feira - 14, reunião com lideranças estudantis na cidade de Montanhas - Pautas: Organizaçõe de entidades, I Festival de Canção Estudantil e Conferência Livre de Juventude, reunião será ás 9h na E. E. Ocila Bezerril.
Terça-feira - 15, reunião em Passa e Fica, ás 17h com o Balé de Cultura Popular Governador Mário Covas de Passa e Fica - Pautas: Discussão sobre proposta do Estatuto do Balé, I Festival de Canção Estudantil e Conferência Livre de Juventude, a reunião será na E. M. Governador MÁRIO COVAS.
Quarta-feira - 16, viagem a Natal para manter contatos com a UERN, SEEC-RN e Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA, assuntos: Eventos das entidades: I Festival de Canção Estudantil, Conferências Livre de Juventude, Núcleo da UERN de Nova Cruz e I Encontro Estadual do Orgulho Negro, entre outros.
Quinta-feira - 17, Conferência Livre de Juventude na cidade de Arês na Câmara Municipal, ás 19h.
Sexta-feira - 18, Reunião de Fundação da Entidade Cultural da cidade de Pedro Velho, ás 17h na Associação SOS PIQUIRI.
Sábado - 19, participação no Programa "Nação Nova Cruz" - Rádio Agreste FM, ás 12h.  E ás 19h na cidade de Baía Formosa, reunião de Fundação da Associação dos Surfistas Formosenses.  A reunião será na Escola Municipal JOÃO ANACLETO FILHO.
Domingo - 20, Programa "O CPC LIGADO EM VOCÊ" na Pontal FM de Baía Formosa.
As entidades além dessas constantes atividades tem os projetos que aos poucos começam a se tornar realidade, como o da Biblioteca do Estudante e o fortalecimento da Comissão Campus da UERN no Agreste Potiguar.  E para que esses eventos se torne realidade as entidades conseguem parcerias com sindicatos e órgãos públicos e privados, viabilizando assim a concretização dos eventos, como por exemplo o sucesso do nosso I ENCONTRO ESTADUAL DE LIDERANÇAS ESTUDANTIS E CULTURAIS, realizado nos dias 28 e 29 de abril em BAÍA FORMOSA.
 
Fonte: Blog da ANE

Valorização do professor: projeto de lei que trata de reajuste dará lugar a uma medida provisória

Será convertido em medida provisória o Projeto de Lei nº 2.203/2011, que trata das carreiras de diversos órgãos da administração pública federal. Entre elas, as do magistério superior das universidades federais e dos professores do ensino básico, técnico e tecnológico vinculados aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 11, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
O projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, trata da incorporação, ao vencimento básico dos professores, das gratificações específicas do magistério superior (Gemas) e de atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico (Gedbt).
Determina ainda o reajuste de 4% sobre a tabela de remuneração. Os efeitos da medida provisória serão retroativos a março de 2012.
As decisões do governo federal resultam das negociações salariais realizadas em 2011 com as entidades representativas dos professores, por meio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), da Federação de Sindicatos de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional (Sinasefe).

MEC

São Paulo sedia congresso de educação

Na quarta-feira, dia 16, começa em São Paulo o maior encontro de educação  da América Latina, a Educar/Educador. O evento mistura um amplo congresso com educadores com feira de negócios - são mais de 150 empresas expositoras e cerca de 230 palestrantes nacionais e internacionais. Neste ano, o evento recebe pela primeira vez um pavilhão só de empresas alemãs interessadas em fazer negócios no Brasil na área educacional.
Dez empresas do país europeu formarão o Pavilhão Alemão, em uma área de 200 metros quadrados. É a primeira vez que próprio governo alemão investe em um pavilhão exclusivo em um evento educacional no Brasil. O foco das empresas alemãs vem de encontro a um dos grande anseios do País: a educação no nível técnico, considerada uma lacuna de mão de obra para o mercado nacional.
"Eles sabem que aqui é o lugar onde as coisas estão acontecendo. Eles veem oportunidades nesse vazio", diz Mervyn Lowe, empresário do ramo de tecnologia na educação e membro da Wolrddidac, associação internacional de empresas que fornecem produtos para o ramo. Lowe foi um dos responsáveis pela aproximação dos alemães com o evento brasileiro.
"Na Alemanha, o grande foco é o ensino técnico. Será uma aproximação de produtos com tecnologia avançada, para laboratórios de física, química, robótica. Ferramentas disponíveis na Europa que podem ajudar a formar esses técnicos", diz Lowe.
A Worlddidac ainda reunirá em um pavilhão exclusivo empresas de outros países, como Espanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Itália, Taiwan, China (incluindo Hong Kong), Colômbia, Austrália, Canadá e Índia. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Livro usa erros em placas para auxiliar o ensino da língua portuguesa 48

Com o livro “No País das Placas Malucas”, lançado em agosto de 2011, o jornalista José Eduardo Camargo pretende mostrar para as crianças a importância da norma culta da língua portuguesa por meio de erros encontrados em placas. No livro, as fotos tiradas pelo jornalista são acompanhadas pelos cordéis de L. Soares. “A gente tomou o cuidado de não ridicularizar os erros. Os cordéis são muito importantes para fazer essa conexão e para fazer as crianças pensarem”, disse Camargo.

Antes do livro voltado para o público infantil, o jornalista lançou “O Brasil das Placas - Viagem por um País ao Pé da Letra”. “Trabalho no Guia Quatro Rodas há 12 anos e viajei muito nesse tempo. A gente viaja sozinho e eu sempre fotografei para mostrar para os meus amigos”, contou.
Depois do sucesso editorial da primeira obra, veio o convite da editora para a realização do livro infantil baseado nos erros de ortografia. “É complicado dizer o que é certo ou errado. A intenção é mostrar para a criança que existe a norma culta e que ela é importante porque permite uma comunicação mais tranquila”, afirmou.
Segundo ele, os erros mais encontrados são os de ortografia. “Você encontra todo tipo de erro, mas alguns são mais padrões. Coisas que na norma culta são com S e a pessoa escreve com Z. E tem também umas situações que acabam sendo mais engraçadas”, disse.
Uma dessas placas “mais engraçadas” costuma ser a preferida das crianças: o uso indevido do acento circunflexo transforma o “doce de coco” em “doce de cocô”. “Nesse caso, fica bem claro para a criança que ter o acento é importante, que ele faz toda a diferença. Esse eu acho que elas não erram mais.”

UOL

CPC-RN E ANE-RN REÚNE-SE EM MONTANHAS COM JOVENS VISANDO A CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE

 Galera pronto para o debate e luta
 Jovens participantes da reunião rumo a sua organização
Hoje pela manhã o CPC-RN se reuniu com alguns Representantes de Turmas da Escola Estadual OCILA BEZERRIL na cidade de Montanhas-RN, onde discutiram a importância dos jovens nos grêmios estudantis, na cultura, na luta por uma educação de qualidade.

Após uma hora de discussão os mesmos juntamente com o CPC-RN, representado pelo seu presidente, EDUARDO VASCONCELOS decidiram marcar para o dia 18 de maio sua Conferência Livre de Juventude provalmente na Câmara Municipal de Montanhas a se confirmar.

Os estudantes presentes na reunião se prontificaram em sua maioria a participar dos eventos promovido pelo CPC-RN.

Foi marcada uma outra reunião antes da conferência para analisarem os pontos a serem discutidos na conferência prevista para o dia 18/05.