29 de jan. de 2011

Ação rápida do governo garante compra de 26 mil carteiras escolares

Em reunião ocorrida no dia, 18 de Janeiro do Corrente ano, entre o Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria de Estado da Educação e Cultura foi fechada com êxito a licitação para a compra de 26 mil novas carteiras para o ano letivo 2011. A ação se deu graças a um convênio entre governo do Rio Grande do Norte e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. "Diante da iminência do início do ano escolar tivemos de ser rápidos para que não fosse perdida essa verba de convênio", disse o Procurador Geral do Estado, Miguel Josino.

Essa foi a terceira de uma série de reuniões realizadas entre a Procuradoria e a Secretaria de Educação e Ministério Público, e começaram a partir da iniciativa do Ministério Público em entregar para a então governadora eleita, Rosalba Ciarlini, um documento que continha uma pauta de sugestões para vários setores do governo, entre eles, a educação. A idéia é continuar com reuniões mensais entre os três órgãos.
"Estamos mapeando a secretaria, começando com ações ligadas a equipamentos, estrutura e transporte, precisamos dar funcionalidade e recuperar as ações da secretaria, temos que definir uma a ser cumprida", disse a secretária Betânia Ramalho.

De acordo com Miguel Josino, o Ministério Público, através da promotora Carla Campos Amico,e o Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, está assessorando juridicamente a secretária Betânia Ramalho para auxiliar nas medidas administrativas a serem tomadas para dinamizar as ações dentro da Secretaria de Educação.

Outro ponto que está sendo debatido é a reposição de aulas, a preocupação é que não seja reposto apenas o número de aulas, mas que também o conteúdo seja alcançado.  "Essas ações estão sendo feitas para garantir o início do ano letivo sem prejuízo para os alunos, queremos combater a evasão escolar e colocar o professor de volta para a sala de aula", disse o Procurador. Também está havendo uma checagem no quadro de professores para averiguar o acúmulo indevido de cargos.

A secretária Betânia Ramalho revela: "o levantamento não é só dos professores que não estão em sala de aula, mas de todos os servidores. Queremos saber quem é quem, onde estão e o que fazem." E completou: "a partir disso queremos adotar um plano que mostre resultados na qualidade da educação que é entregue à sociedade do Rio Grande do Norte."

Fonte:Assecom RN

Governadora dará posse aos diretores das Direds na abertura da Semana Pedagógica

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) vai realizar a semana pedagógica da rede estadual de educação. O evento será realizado em três etapas e consistirá em encontros envolvendo os três níveis da estrutura educacional - Órgão Central, Diretorias Regionais de Educação e Cultura e Escolas - com cronograma dividido em três etapas: o encontro estadual nos dias 01 e 02/02, encontros regionais 07 e 08/02 e encontros locais 09 a 11/02. O encontro estadual será no Centro de Formação Profissional Jesse Pinto Freire, porém, a abertura será no auditório da Governadoria, ocasião em que a Governadora Rosalba Ciarline vai dar posse aos novos diretores das Direds.

As Diretorias Regionais estão organizando sua programação em parceria com as secretarias municipais de educação. As atividades compreendem estudo e planejamento pedagógico para o ano letivo e tem como objetivo elaborar um novo projeto educacional para o estado por meio de uma reflexão crítica sobre o conjunto dos documentos oficiais da educação básica.

O planejamento pedagógico será debatido a partir do tema central "Um novo olhar para a prática pedagógica a partir das avaliações nacionais da Educação Básica". O objetivo geral é analisar as referências das avaliações nacionais para o pensar e instrumentalizar ações nas disciplinas escolares na perspectiva de contribuir para a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem.

De acordo com o plano de trabalho, o referencial da jornada pedagógica vai consistir em documentos orientados a contribuir para o desenvolvimento do pensamento para lidar com o conhecimento e não para o acúmulo e reprodução de informações. Essa orientação requer toda a ênfase na mobilização do conhecimento e na operacionalização e instrumentalização da prática docente efetiva em torno das habilidades descritas nas matrizes curriculares da educação básica em cada etapa do ensino como ferramentas da educação para o desenvolvimento integral do educando.  

A metodologia de trabalho consistirá em palestra com a Profª Drª Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura; estudo e discussão da palestra do Prof. Dr. Isauro Beltran Núñes/UFRN; leitura e estudos individuais; discussão em grupo das matrizes das avaliações/referenciais curriculares; análise dos fatores que incidem negativamente nos resultados do RN nas avaliações nacionais, redefinição dos programas dos componentes curriculares a partir de um roteiro e elaboração das memórias do trabalho.

Durante os Encontros Regionais e Locais a SEEC pretende reunir gestores e assessores técnicos pedagógicos das 16 Diretorias Regionais, equipes gestoras pedagógicas das escolas estaduais, além de representantes das secretarias municipais de educação e professores. Os resultados ou produtos esperados com a jornada deverão apontar para o desdobramento de atividades e práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem com ênfase no desenvolvimento das habilidades descritas nas matrizes curriculares das avaliações nacionais.

Programação da 1ª Etapa da Jornada pedagógica Estadual

Terça feira, 01/02
Manhã - Auditório da Governadoria
08h30min - Acolhimento
09h30min - Abertura (Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline).
10h30min - Palestra inaugural
"Por um projeto de educação para o Estado: desafios e perspectivas".
Profª.  Drª. Betânia Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação e da Cultura.
12h - Intervalo para almoço
Tarde - local: CENEP
14h - Palestra
"implicações das avaliações da Educação Básica para a prática pedagógica"
Prof. Dr. Isauro Beltran Núñes, Prof. Titular, departamento de educação/UFRN
15h - Intervalo
15h30min Estudo e planejamento
GT1 - Ensino Fundamental
GT2 - Ensino Médio

Quarta Feira, 02/02
Manhã - CENEP
08h Estudo e planejamento
GT1 - Ensino Fundamental
GT2 - Ensino Médio
GT3 - Gestores (reunião administrativa)
11h - Apresentação dos GTs
GT1 - Ensino Fundamental
GT2 - Ensino Médio
13h - Encerramento

Fonte:Assessoria Seec